Você é "Bom"?

Você considera-se bom o suficiente para a salvação?
Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram. Romanos 5:12
“Eu me considero uma pessoa muito boa, pois nunca matei, nunca roubei ninguém, sempre faço caridade e visito a igreja de vez em quanto. Eu acho se Deus fosse me julgar Ele me absolveria e com certeza seria salvo”.

Muitas pessoas pensam desta forma, acham que serão justificadas pelos seus atos de “bondade”, portanto merecem a salvação, pois são pessoas boas.

O que as escrituras diz a respeito disto? O que Deus pensa sobre esta “bondade” do homem? Seria realmente o homem justificado pelas obras?

Vejamos o que as escrituras diz através do apostolo Paulo: “Como está escrito: Não há justo, nem sequer um”. Paulo aqui refere-se ao Livro de Salmos 53:2-3, Salmos 51:5. Onde diz: Deus olha lá dos céus para os filhos dos homens, para ver se há algum que tenha entendimento, que busque a Deus. 

Desviaram-se todos, e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um. Diante destes textos de Salmos e diante do que o Apostolo Paulo diz em Romanos 3:10, será que podemos considerar o que o Apostolo Paulo diz? Será que Paulo está falando de algum grupo de pessoas em determinado tempo, ou Paulo refere-se a humanidade? Vejamos então o contexto desta mensagem: “Não há quem entenda; não há quem busque a Deus. Romanos 3:11.

Veja; Paulo diz não há quem entenda, nem há quem busque a Deus. Segundo Paulo todos os homens são pecadores, não há um sequer, que seja imaculado. Todos sem exceção, trazem em sua carne o gene do pecado. Portanto não somos tão “bons” assim como pensamos. 

Até o apostolo Paulo se considera o principal pecador, pois o que é para ele fazer ele não faz. E o que não é para fazer ele faz. Veja o que ele diz sobre o assunto: Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Romanos 7:19-20

Querido e amado leitor, por mais que façamos de “bondade' não seremos justificados diante de Deus por isso. Somos justificados portanto através de Cristo Jesus, pois ele é a única redenção da humanidade. Romanos 3:24, Romanos 3:28, Salmos25:4-6.

Talvez você pergunte: Mesmo se eu for justo e bom e sempre fizer minhas orações, e caridades preciso mesmo assim de um salvador?
Talvez a pergunta de muitas pessoas seja: porque tenho que aceitar a Cristo como Salvador?
Creio que a história do primeiro "Gentio" convertido, chamado Cornélio, possa responder esta complicada pergunta, vejamos: Esta história está no livro de Atos dos apóstolos, Capítulo 10

O texto logo no segundo versículo, diz que Cornélio era piedoso, temente a Deus e fazia muitas esmolas aos pobres, ou seja, vivia uma vida para a caridade e orações. Mas o que ocorreu? Mais tudo isso não era suficiente, então Pedro teve uma visão, relacionada aos gentios, onde Deus deixara bem claro para Pedro, que a salvação também era para os não-judeus. 

Cornélio então precisou ouvir uma palavra salvadora chamada Jesus, pois mesmo sendo uma pessoa devota e temente não conhecia o salvador Jesus. Concluímos portanto mesmo praticando o correto precisamos desesperadamente de Cristo. Atos 10:24-34, Atos 11:14.
Todos precisam de um Salvador
Independente de nossas obras ou bondade, precisamos de um salvador. Sobre bondade temos a obrigação de fazer o correto e sermos justos, pois foi para isto que Deus criou o homem. Assim que concluiu a criação humana, Deus logo exclamou! “Muito Bom”.

Mas após a Queda do primeiro homem, a humanidade perdeu a comunhão com o criador e de bom passou a ser mal e praticar iniquidades. Necessitando assim de perdão, remissão e salvação. De muito bom o homem passou a ter o conceito de “Muito Ruim”

Jesus é o nosso perdão, Jesus é a nossa remissão, Jesus é a Salvação. Romanos6:23, Romanos 10:13.
Então o que fazemos de bondade ou
caridade não vale nada?
Claro que vale sim! Pois Deus não é injusto para esquecer do vosso trabalho. Com certeza colheremos os frutos de nossas boas ações. Mas a Salvação da alma, não quero frustá-lo, não depende do que fazes ou de ser “bom”.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:8-9

Somos Salvos para as obras, não pelas obras.

Pb Josiel Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...